quarta-feira, 4 de abril de 2012

Quilombolas fecham rodovia no MA contra a PEC 215

Na manhã de hoje, 4 de abril, cerca de 250 quilombolas bloquearam a MA 014, perto do quilombo do Charco, em São Vicente Férrer, no Maranhão. O grupo, com representantes de quase 20 comunidades quilombolas, está cercado pela polícia nesse momento, segundo informações de representantes da CPT que estão no local.

Cerca de 250 quilombolas de quase 20 comunidades do Maranhão bloquearam, desde a manhã de hoje, 4 de abril, a MA 014, em protesto pela titulação de suas terras, em repúdio à PEC 215, que transferiria do Legislativo para o Senado a competência para a demarcação de territórios indígenas, quilombolas e outros, e em protesto contra a ADIN 3239, Ação Direta de Inconstitucionalidade do decreto 4887/2003, que pode fazer comunidades de remanescentes de quilombo no país perderem um dos seus poucos benefícios, que é o reconhecimento de seus territórios.

O grupo está próximo à comunidade do Charco, em São Vicente Férrer (MA) e está cercado pela polícia desde o início da ocupação. Em 2010, um quilombola da comunidade do Charco foi assassinado e em 2011 uma liderança sofreu tentativa de assassinato, por causa da luta da comunidade pelo reconhecimento dos seus direitos. (Fonte CPT).

0 comentários:

Postar um comentário